Módulo 11 - Tecnologias audiovisuais

Introdução:

1826 - A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida neste ano pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamadoBetume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmara, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.


1878 - Muybridge fotografou com sucesso o galope de um cavalo quadro a quadro, usando uma série de 24 câmaras  A primeira experiência com sucesso ocorreu em 11 de junho, com a imprensa presente. Muybridge utilizou uma série de 12 câmaras estereoscópico a uma distância de 21 polegadas umas das outras para cobrir os 20 pés tomados por um passo do cavalo, tomando retratos em um milésimo de um segundo.


1889 - O som tem uma história no cinema, muito longa. Encontra-se documentado que por alturas de 1889, Thomas Edison, tentou sincronizar o som com as imagens de um filme, apesar não se saber muito mais em concreto. Nos frenéticos anos 20, os locais de convívio aumentaram e alteraram-se, e as pessoas passaram a frequentar mais os cabarets, os night-clubs e os casinos.


1895 - Em 1895, o pai dos irmãos Lumière, Antoine, organizou uma exibição pública paga de filmes no dia 28 de dezembro no Salão do Grand Café de Paris. A exposição foi um sucesso. Este dia, data da primeira projeção pública paga, é cometente conhecida como o nascimento do cinema mesmo que os irmãos Lumière não tenham reivindicado para si a invenção de tal feito. Porém, as histórias americanas atribuem um maior peso a Thomas Edison pela invenção do cinema, quando na verdade o que ele fez foi pegar pequenos vídeos e exibi-los em maquinas caça-níquel, e para não perder tal fonte lucrativa sempre foi contra a exibição dos filmes em grandes salas.


1942 - Desde o inicio do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância. E foi com a invenção de Alexander Bain, em 1942, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax.



1956 - Foi com a invenção de um gravador capaz de registar as imagens electrónicas, ou sinais vídeo, que apareceu este novo sistema de comunicação.
É claro que estes meios no início só eram acessíveis a instituições muito limitadas, lembrem-se que este é um dos mais potentes meios de comunicação, o que significa que é eleito para veicular ideologias, logo na terra do tio Sam o controlo era, e é, o preço.

1960 - Introduzida nos Estados Unidos na década de 1950, apenas alguns anos depois das emissões a preto e branco estarem padronizadas, os altos preços dos televisores e a falta de material para aproveitar a nova tecnologia fizeram demorar a sua aceitação no mercado. Só em finais da década de 1960 é que os televisores a cores se começaram a impor no mercado, sobretudo devido ao sistema Porta-Color da General Electric em 1966. Na década seguinte os televisores a cores tornaram-se os mais comuns, tendo havido a padronização do sistema.

Sistemas de gravação/Reprodução
A gravação por FONÓGRAFO

A gravação de fonógrafo foi o primeiro meio eficaz para capturar, preservar, e reproduzir o som. Permaneceu o meio de gravação mais popular durante quase um século.
Métodos práticos de gravação de ondas sonoras ondas na superfície de um disco ou cilindro e os tocando de volta foram descritos em 1877 por Charles Cros na França e por Thomas Edison nos Estados Unidos. Edison transformou sua ideia em um modelo de funcionamento, e ele é creditado como o real inventor do fonógrafo. Embora a patente de Edison de 1878 descreva cilindro e disco de gravação, o seu protótipo e a primeira produção comercial enfocaram no formato de cilindro.


GRAVAÇÃO de FITA MAGNÉTICA
Nas ultimas décadas a gravação magnética se tornou a mais popular de todas as tecnologias de gravação, principalmente por causa da facilidade com que podem ser registrados sinais magnéticos, editar, copiar, apagar, ou regravar. A gravação magnética é usada em audiotapes, vídeos, e discos de computador.

Televisão
1928-De facto, a primeira televisão da história surgiu em janeiro de 1928, em Nova York, por meio do sueco Ernst F. W. Alexanderson, engenheiro da General Eletric.A primeira transmissão aconteceu para apenas três casas. Após alguns meses, com o aumento da experiência da GE com o sistema, os elementos básicos de uma televisão foram implantados.
Os primeiros aparelhos de televisão nada mais eram que rádios com um disco giratório mecânico que produzia uma imagem do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de alta definição foi surgir só na Alemanha, em 1935, na intenção de transmitir as Olimpíadas de Berlim, talvez o primeiro grande evento passado nas telinhas.
Devido aos avanços tecnológicos e econômicos que o mundo presenciou após a Segunda Guerra Mundial, a televisão ganhou grande popularidade. Até esse momento, toda a imagem era em preto e branco. A televisão em cores surgiu nos Estados Unidos, em 1954, e era baseada em uma tecnologia que não exigia alterações nos aparelhos antigos em preto e branco para reproduzir as imagens coloridas.

Televisão

Vídeo (aparecimento e factos mais relevantes)
vídeo, do latim eu vejo, é uma tecnologia de processamento de sinais eletrônicos, analógicos ou digitais, para capturar, armazenar e transmitir ou apresentar uma sucessão de imagens com impressão de movimento. A aplicação principal da tecnologia de vídeo resultou na televisão, com todas as suas inúmeras utilizações, seja no entretenimento, na educação,engenhariaciênciaindústria, segurança, defesa, artes visuais.


Formatos de vídeo:
Em ordem de qualidade de imagem:

  • Discos Profissionais: XDCAM, Blue Ray e HDVD
  • Fitas Profissionais: BETA DIGITAL, DVCPRO, BETACAM, DVCAM
  • Fitas Amadoras: MINIDV, SUPER VHS, Hi8, VHS, Hi8 Digital, Video 8
  • Discos Amadores: DVD e MiniDVD.
Apesar da qualidade apenas razoável o formato de fita VHS foi o mais mais difundido no mundo do s anos 80 até meados de 2005 e a cada dia vem sendo substituído pelo DVD.

Mas é importante ressaltar que formato não a única diferença entre as fitas, dentro de um mesmo formato podem existir diferentes sistemas de TV que podem tornar fitas incompatíveis entre sí.
Exemplos de características técnicas de alguns formatos de vídeo:

  • Formato VHS = fita com ½ polegada de largura, caixa com 18,7X10 cm., aprox. 280 linhas de definição, gravação de sinal de vídeo de forma composta.
  • Formato BETACAM = fita com ½ polegada de largura, caixas com diversos formatos de acordo com os tempos de gravação (com 10x16cm ou 15X25,5 cm), aproximadamente 450 linhas de definição, gravação de sinal de vídeo de forma componente (cor separada da imagem e branco e preto).
  • Formato MiniDV = fita com 1/8 de polegada de largura caixa com 6,5X4,9 cm, aprox. 400 linhas de definição, gravação de sinal de vídeo de forma digital com compressão de 4 por 1.
  • Formato DVD = disco de plástico com informação digital gravada opticamente, 12 cm de diâmetro, aprox. 450 linhas de definição, gravado digitalmente no formato MPEG2.
  • Formato MiniDVD = disco de plástico com informação digital gravada opticamente, 8 cm de diâmetro, aprox.450 linhas de definição, gravado digitalmente no formato MPEG2.

Digitais de Alta Definição

  • ATSC (EUA, Canadá, México = Advanced Television Systems Committee)
  • DVB (Europa = Digital Video Broadcasting)
  • ISDB (Japão = Integrated Services Digital Broadcasting)
  • ISDB-TB (Brasil = Integrated Services Digital Broadcasting - Terrestrial Built-in)

Analógicos (antigos)
  • MAC (Europa)
  • MUSE (Japão sistema analógico de HDTV)
  • NTSC (EUA, Canadá, Japão, Coréias, parte da América do Sul)
  • PAL (Europa, Ásia, Austrália, etc.)
    • PALplus (PAL com maior definição - Europa)
    • PAL-M (PAL desenvolvido com características do NTSC - Brasil)
  • SECAM (França, ex-USSR, parte da África Central)




Tipos de câmaras:

HDV:









Sem comentários:

Enviar um comentário